09/07/2010

Um verso para cada dia

Estava lendo o delicioso escritor Rubem Alves. Embora muitos tenham críticas em relação a ele, eu ainda aprendo e saboreio sua escrita.
Voltei ao que ele falava sobre poesia: "Faz cinco anos que um grupo de amigos se reúne comigo para ler poesia. Para que ler poesia? Para a gente ficar mais tranquilo e mais bonito. A poesia nos torna mais sábios, retirando-nos do torvelinho agitado com que a confusão da vida nos perturba [...] Se as pessoas soubessem ler poesia é certo que os terapeutas teriam menos trabalho e talvez suas terapias se transformassem em concertos de poesia!"
A poesia como saúde preventiva, cuidados da alma...
Penso que a poesia, de fato, promove comunhão, movimenta a alma. Pode ser até uma oferta de amor, uma doação de cantos escondidos que são revelados em versos. Então, por que não cultivamos mais espaço para a poesia, privilegiamos tempos para observar versos, ler vidas em linhas curtas?
Há mais de cinco anos também tenho um grupo de amigos que se junta lá em casa pra ler a Bíblia, partilhar do coração ao redor da mesa, cuidar uns dos outros, alimentando o corpo e a alma. Inicialmente nossos encontros começavam sempre com poesia. Saudávamos-nos em versos... que delícia! Hoje, nem sempre. Mas, estou pensando em voltar com tal prática após relembrar o Rubem Alves.
Essas pessoas, amigas da minha alma, me abençoam de diversas formas. Ao acompanhar a vida delas, vou contemplando lindos versos que são acrescentados no dia a dia. Vejo a beleza de Cristo transparecer em gestos simples de cada um. Que vida rica e abundante se vive em Cristo Jesus! Por vezes são versos tristes, regados a lágrimas. Poemas que dizem de períodos difíceis, desérticos, mas, também significativos, e em algum momento, também belos.
Efésios 2.10 me faz pensar que somos feitura de versos (no original, poieēma), isto é, feitos de novos versos por causa de Cristo. Segundo o famoso teólogo F. F. Bruce, somos a obra de arte de Deus. Sim, sua obra-prima. Somos criados em Cristo, para Cristo, por causa de Cristo, refeitos.
Que tipo de poema pretendo ser? Que verso acrescento? Como posso permitir ser palavra escolhida de Deus? Uma rima na vida de alguém? Deus escreve em mim, através de mim, comigo? Boas obras se traduzem também na vida como bons encontros, boas conversas, acolhimento, ajuda, prontidão para servir meu próximo. A nova humanidade em Cristo nos transforma, nos mobiliza, nos dá uma nova métrica no cotidiano. Por causa da nova vida em Jesus podemos ter uma consciência sensível à realidade de Deus e de seu amor. Isso muda minha linguagem interna e externa.
Se a vida é feita de dias e cada dia podemos acrescentar novos versos, talvez possamos parafrasear o salmista: "Ensina-nos a contar os nossos versos para que alcancemos um coração sábio" (Sl 90.12).
Cuide e celebre o que Deus deseja escrever em sua vida. Aprendamos a partilhar mais dos versos da vida, poesias comunitárias.
 
Taís Machado é psicóloga que vive em meio aos livros e à poesia e, com eles, aprende mais de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário