27/07/2013

Educação de Filhos: Pai do Super-Homem X Cantor Gospel

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

O filme “O Home de Aço” do diretor Zack Snyder e do produtor-roterista Christopher Nolan, traz uma nova referência para entendermos a complexidade do ser mais poderoso da Terra (considerando o universo da DC Comics). Mais do que ser um filme sobre super-herói, “O Homem de Aço” fala sobre as escolhas que fazemos na vida e suas consequências a partir da educação dada pelos pais. Um dilema profundo e constante devido, por um lado, a descoberta de seus poderes e, por outro, a moral e ética que vai moldando o caráter de Clark Kent/Kal-El enquanto busca por sua identidade como humano e alienígena.



Neste aspecto, a influência dos pais Jonathan Kent e Jor-El são fundamentais e ajuda a vermos um lado angustiante e conflituoso do Super e a perceber que escolhas nos levam a dois possíveis caminhos: ou nos esvaziamos de nós mesmos (desejo por atalhos, busca por prazer acima do que é correto) e tornamos o que escolhemos ser como discipulos do Cristo, ou seremos o que a cultura hedonista e egoísta decidir por nós.

Este é o fio condutor de toda a trama: escolhas que fazemos e suas consequências. Snyder e Nolan decidiram mostrar um Super-Homem não simplesmente bom porque é sua essência, mas porque escolheu fazer o certo de acordo com a ética e moral que quis seguir daquilo que havia aprendido com seu pai Jonathan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário