19/04/2010

A arte de montar quebra-cabeças e a sabedoria em Provérbios 04


Sempre gostei de quebra-cabeças. E hoje faço do desafio de monta-los um hobby constante. Já somei nos últimos anos oito quebra-cabeças que somanda da mais de de 20.000 peças (com ajuda é claro, na verdade eu mais ajudo do que monto). Mas desde que comprei o primeiro puzzle tenho aprendido da parte de Deus que mais vale gastar um enorme tempo cercado de pessoas íntimas com o mesmo objetivo, quebrando a cabeça e refletindo como vencer os infortúnios da vida, do que quebrar a "cara" agindo sozinho por impulso, sendo reativo as circunstâncias pelo viés das minhas dores, tomando decisões sem muita informação, trocando pessoas por processos, típico da imaturidade e da falta de experiência.

Em volta de quebra-cabeças, além do entretenimento, eu fortaleci laços familiares, conheci e me fiz conhecido aos amigos, tomei a decisão de me casar, testei comportamentos, hábitos e atitudes em mim e nas pessoas ao meu redor. Era em meio as peças e no final de cada montagem que eu realizava minha busca pelo autoconhecimento e meus assessments, tentando identificar temperamentos e competências, tais como: organização, foco, paciência, trabalho em equipe, risco calculado, diligência e determinação. 

Foi daí que percebi que com as mesmas táticas que solucionamos quebra-cabeças podemos gerir dilemas para tomadas de decisões no dia-a-dia. Nessa brincadeira que pensei algumas estratégias, que compartilho abaixo, para protagonizarmos sucesso no jogo da vida:

1 – Saiba bem qual o propósito e onde se quer chegar - examine cuidadosamente a imagem na tampa da caixa, ou seja, a Bíblia – nosso manual de fé e prática - e retorne sempre em caso de dúvida, busca de discernimento ou mesmo para inspiração; Busque sempre esse referencial como sabedoria. Saiba com afinco o propósito do jogo (de você estar vivo ou dos projetos que você está envolvido). Embora seja sempre mais difícil e complicado, isso ajuda evitar possíveis desilusões, erros (pecados) e evita desgastes desnecessários.

2 - Delimite o trabalho - comece pelas peças das bordas; devemos saber que sempre temos limites a respeitar. Limites são colocados para nossa preservação, proteção  e não para proibir-nos. Eles no dão segurança, nos servem de base para vencer as dificuldades. E na maioria das vezes, foram colocados por pessoas que já sofreram as consequências da desordem. Pensar primeiro nas bordas é calcular os riscos e planejar com sabedoria.

3 - Agrupe - separe por cor ou textura para facilitar o encaixe; Seja amigo de todo mundo, mas saiba escolher bem com que você vai compartilhar sua intimidade. Procure andar com pessoas diferentes que você, mas quem tenham os mesmos princípios e valores, que busquem ideais e objetivos parecidos, para que haja crescimento mútuo. Nunca se exclui peças (pessoas), pois elas sempre serão importantes no jogo da vida, contudo saiba diferenciar quais te edificam, quais são prioridades e quais são as pessoas que você poderá abençoa-las, sendo referencial.

4 - Comece com o mais fácil - opte pelas peças que têm identificação mais rápida; comece a resolver os problemas mais fáceis, aqueles que podem ser resolvidos por uma mudança sua de atitude ou comportamento. Não ignore as dificuldades, mas saiba que para vencer você precisa de tempo e estratégia. Além do que, um grande problema nada mais é do que a soma de muitos pequenos probleminhas.

5 - Divida o trabalho - monte por blocos, que serão gradualmente reunidos dentro das peças de limites da borda; Aqui eu chamo atenção para o conceito de team building. Divida seu fardo com parceiros, mentores, coach e pessoas de confiança; compartilhe suas dores, seus medos, dificuldades e também suas vitórias. Por isso estamos vivos, para nos relacionarmos, é isso que nos faz sermos humanos e semelhantes a Deus. Nossa essência é a capacidade de interação e comunhão. Se somos cristãos devemos dar suporte e ajudar a carregar os fardos uns dos outros no amor de Cristo Jesus. E inclusive, a perdoar.

6 - Finalize com o mais difícil - encaixe, por fim, as peças restantes. Tenha coragem e atitude para não fugir dos obstáculos da vida e saiba que mais cedo ou mais tarde esse embate terá que acontecer. Mas isso só irá te fortalecer e trazer maturidade. Não desanime e lembre-se que nesse momento você poderá contar com a sabedoria q
ue vem do Espírito Santo e descrita em Provérbios 4.

Pronto! É só isso! Agora, assim como eu, você poderá traçar essa estratégia para te ajudar a solucionar seus problemas na vida, e quem sabe até começar um novo hobby como o meu. Se assim for, sua vida poderá ter vários troféus de vitórias, assim como as paredes de meu apartamento.


Reflita, Experimente e Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário