16/07/2012

Os "enquantos" do jogo


E o nome do jogo é? Consumo. Pois:

  • Enquanto tivermos um número grande de pessoas fora desse jogo do consumo continuaremos produzindo com nossas próprias mãos conflitos sociais, violência, corrupção e miséria que permeiam nossas cidades.

  • Enquanto não abaixar o padrão de consumo de quem pode consumir mais para que haja distribuição mais justa de riqueza e dos recursos naturais do nosso planeta, nós não vamos sair dessa marcha acelerada rumo ao colapso social, econômico e ético.

  • Enquanto não pararmos de gastar mais com a indústria da moda, do cosmético ou ainda a bélica mais do que com a educação, combate a fome, arte ou ainda humanização nós não vamos sair dessa enrascada apocalíptica.

  • Enquanto nós cristãos não recodificarmos nosso discurso religioso que só se preocupa com: “as pessoas precisam se converter” e não abrimos nossa cabeça pra repensarmos nosso próprio estilo de vida a coisa não vai andar.

Porque consumo tem a ver com desejo; consumo tem a ver com identidade; consumo tem a ver com a necessidade de se sentir amado. E uma verdadeira experiência espiritual cristã deveria colocar em ordem esses anseios.

Ex: eu não preciso mais de uma roupa “x” para me sentir amado ou reconhecido pela minha sociedade; eu não preciso mais morar no bairro ou condomínio “y”;viajar para a cidade “w” ou ainda me fotografar no restaurante “z” para ser reconhecido como sucesso ou para que eu acredite que tenho valor.

A experiência espiritual cristã que conclamamos deve colocar em ordem meu mundo interior para que minha presença na sociedade seja mais generosa, mais solidária, mais participativa com a justiça, a generosidade e a compaixão.

  • Enquanto estivermos olhando para nosso próprio umbigo vamos continuar competindo e acirrando ainda mais a inveja, consumindo exageradamente e promovendo a vaidade, e sempre colocando os humanos em cadeia de valores distintos e subliminarmente dizendo que diante de Deus uns valem mais do que outros porque tem mais acesso ao consumo ou porque estão mais antenados na moda.

  • Enquanto isso, ignoramos os bolsões imenso de pobreza e de miséria de nosso mundo e como resultado nosso mundo interior continuará caminhando, assim como nosso sistema global,  aceleradamente em direção ao caos.


Adaptado de Ed Rene Kivitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário